clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 21/05/2002 22h49min

Indicação de Simon para vice de Serra cresce dentro do PMDB

Decisão do partido deve ser anunciada nesta quarta-feira

A indicação do senador Pedro Simon para ocupar a vaga de vice na chapa do candidato José Serra (PSDB) à Presidência da República começou a crescer nesta terça-feira, dia 21. A cúpula do PMDB deve anunciar nesta quarta-feira, dia 22, o candidato à vice. Além de Simon, o nome da deputada federal Rita Camata também está sendo cotado para ocupar a vaga.

Pelos cálculos peemedebistas, além dos 60 votos gaúchos na convenção que irá definir a aliança, Simon ainda agregaria os 39 de Santa Catarina, já que o ex-prefeito de Joinvillle Luiz Henrique da Silveira, que também esteve cotado para ser vice, defendeu a escolha do senador gaúcho. O Espírito Santo, Estado de Rita Camata, tem apenas cinco votos. Simon, na chapa de Serra, também poderia garantir, pelo menos, uma neutralidade do ex-presidente e governador de Minas Gerais, Itamar Franco, de quem o senador gaúcho foi líder no Congresso. Nesta terça-feira, o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, chegou a consultar Itamar sobre o assunto.

Simon voltou a tecer elogios a Serra. Segundo o senador, desde o começo o tucano tem tentado imprimir uma linha de governo mais progressista ao buscar o apoio preferencial do PMDB, ao contrário do presidente Fernando Henrique Cardoso, que teria optado pelo PFL.

– Hoje, se não existir um entendimento em torno da candidatura de Serra, o PMDB implode – justificou Simon.

Nesta terça, o senador gaúcho cancelou sua agenda no Estado e se reuniu com Temer, em Brasília. De manhã, Temer havia conversado com Rita Camata, mas foi o senador gaúcho quem saiu mais animado da reunião. Um dos principais pontos em favor de Simon é o fato de trazer mais votos na convenção, garantindo a aprovação da aliança.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.